domingo, 13 de junho de 2010

No alarms and no surprises

Nenhuma surpresa nestes 2 primeiros dias de Copa do Mundo. 7 gols em 5 jogos e Messi como único destaque positivo.

Dia 1

A África do Sul demonstrou nervosismo no 1º tempo, mas quase bate o México na estreia. Mphela não brilhou, porém o conjunto mostrou entrosamento (destaque para o bom meia Tshabalala), apesar de ainda não ter assimilado o toque de bola, que Parreira diz ser tão estranho a eles. O empate dificulta o caminho dos Bafana Bafana, mas ainda acredito na classificação para as oitavas.

O México é o México de sempre, forte nas bolas aéreas, com um ou outro meia habilidoso (no caso, Giovani dos Santos, o melhor da partida), mas desta vez sem um artilheiro. Hernández, em quem eu apostava muito, entrou no segundo tempo e pouco fez. Deve ficar na primeira fase.

França e Uruguai comprovaram as respectivas más fases em um jogo fraco. Forlán fez boa partida, mas foi muito mal nas finalizações. Ribéry foi mais transpiração que inspiração. Gourcuff, a promessa francesa, tampouco mostrou bom futebol. Difícil dizer qual desses 2 passa de fase, mas quem passar não deve ir longe.

Dia 2

Vou confessar: só peguei os últimos 20 mins de Coreia do Sul x Grécia, depois vi os melhores momentos. Eu já tinha previsto a Grécia como saco de pancadas, já que vem em péssima fase, mas a Coreia me surpreendeu, apesar de sempre dar trabalho aos grandes. Futebol rápido como sempre, cada vez mais habilidoso, mas agora com um ataque eficiente, que era o grande problema coreano. Imprevisível.

A Argentina fez tudo o que dela se esperava: ataque habilidoso, Messi sensacional, defesa fraca e exposta a contra-ataques. Sorte que pegou uma Nigéria sem nenhuma pontaria. Argentina vai longe, mas não leva a taça. Nigéria deve passar de fase, mas só isso também.

Nada a dizer sobre a Inglaterra, que jogou o futebolzinho de sempre. Não se pode esperar muito deles, ainda mais sem Walcott, não convocado, e Heskey de titular - prefiro Crouch. Os EUA seguem meus favoritos para surpresa da Copa, devem chegar às quartas.

Dia 3

Nada a se esperar de Argélia x Eslovênia. Argélia é o africano que não passará de fase e a Eslovênia não conta com nenhum grande nome. Cara de 0x0.

Sérvia x Gana pode ser um jogo interessante. Os sérvios têm o zagueirão Vidic e o meia Stankovic, que já passou do auge. O ataque é bom, com Pantelic e Zigic, mas o time joga feio. Gana me remete à péssimas finalizações a gol do jogo contra o Brasil em 2006, quando deram 18 chutes a 11 e levaram de 3 a 0. Mas são habilidosos, rápidos e incansáveis. Destaque para o bom meia Muntari, da Internazionale. Por ter um time mais completo (Sarpei, Pantsil, Appiah, Asamoah Gyan, Adiyiah), Gana leva.

Alemanha x Austrália pode surpreender muita gente. Pela Alemanha, que é uma das favoritas ao título apesar do low-profile (tem Lahm, Schweinsteiger e Podolski, agora mais experientes), mas também pela Austrália, que foi bem em 2006, joga numa retranca eficiente e tem Tim Cahill, que sempre brilha em momentos importantes. Alemanha vence, mas se não fizer gol no início terá muito trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário