sexta-feira, 25 de junho de 2010

Chile x Espanha

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Camarões x Holanda e Japão x Dinamarca

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Alemanha x Gana

terça-feira, 22 de junho de 2010

Argentina x Grécia

Alma de ditador

Dunga não atura quem pensa diferente dele. Quando topa com um desses por aí, sente vontade de xingar, ofender. Como o cara ousa?

Esse é o princípio ativo da ditadura - a punição a quem pensa diferente. Democracia é o oposto disso; faz valer o que pensa a maioria, mas recebe e discute as mais divergentes opiniões.

Simplesmente porque você só cresce, amadurece e se aperfeiçoa quando é exposto a novas ideias, novos pensamentos.

Ler e ouvir aqueles que pensam diferente, mesmo que seja para debater, é se manter são.

Alguns de meus melhores amigos são os que discordam de mim, muitas vezes de forma contundente. E em assuntos tão fundamentais, como religião, política e futebol. Discordar não é ofensa, ou não deveria ser.

Mas Dunga não é esse cara, e a CBF não é essa instituição. Para eles, o que vale é a patrulha ideológica; quem não pensa como a gente, não é patriota e precisa ser punido. A seleção usada como instrumento de controle das massas, de nacionalismo, a exemplo do que fazem e já fizeram as grandes ditaduras da história.

Ser patriota é, entre outras coisas, não superfaturar – um exemplo apenas. Alguns dos organizadores do Pan'07, ainda às voltas com o TCU e que podem ser vistos torcendo ferrenhamente pela seleção, camisa no peito, bandeira na mão e fazendo uso de gritos primatas a cada gol, são mais patriotas do que o sujeito que paga os impostos em dia e quer que o time de Dunga se exploda? Creo que no.

Mas se esse estilo tirano de Dunga nos frequenta faz quatro anos, por que só agora está sendo considerado insuportável? Porque só agora ele levou a cabo de forma pública e constrangedora a birra que tem com a Globo.

Faz bastante tempo que ele vem espinafrando publicamente repórters de outros veículos, mas o barulho nunca foi tão grande enquanto ele mantinha o braço de ferro com a Globo nos bastidores. Só que quem pisa publicamente no pé do gigante das comunicações vai ter que enfrentar a máquina. Mas Dunga é cabra macho. E, na cartilha de ética dele, ser cabra macho é olhar no olho de quem discorda de você e xingar muito.

De preferência, tendo um microfone às mãos enquanto o merecedor de seus impropérios não tem um.

Então, é de se esperar que ele continue a enfrentar a Globo nesse estilo sofisticado de sempre. E a gente vai ficando à margem da discussão fundamental, da pergunta crítica, do bate-papo que pode ajudar a entender e explicar.

Fico imaginando a coletiva de Dunga se o Brasil for eliminado e tenho a certeza que não chegará aos pés da que ele dará se for campeão. Essa sim, a pior de todas as entrevistas.

Quem não tinha motivo para torcer contra a seleção, esse parece ser um dos bons.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Saiba pelo que torcer amanhã

Grupo A
Uruguai - 4 pontos, 3 gols pró, 0 gol contra (+3)
México - 4 pontos, 3 gols pró, 1 gol contra (+2)
França - 1 ponto, 0 gol pró, 2 gols contra (-2)
África do Sul - 1 ponto, 1 gol pró, 4 gols contra (-3)

Última rodada: México x Uruguai e África do Sul x França
Uruguai - precisa de um empate para ser o primeiro colocado e fugir da Argentina. Se perder, fica em 2º e pega a Argentina. Se perder e França ou África do Sul vencerem e tirarem a diferença no saldo, fica fora.
México - se vencer, se classifica em 1º e foge da Argentina. Se empatar, pega a Argentina. Se perder e e França ou África do Sul vencerem e tirarem a diferença no saldo, fica fora.
França - precisa vencer, tirar a diferença no saldo para o perdedor de México x Uruguai e torcer para eles não empatarem
África do Sul - precisa vencer, tirar a diferença no saldo para o perdedor de México x Uruguai e torcer para eles não empatarem

Grupo B
Argentina - 6 pontos, 5 gols pró, 1 gol contra (+4)
Coreia do Sul - 3 pontos, 3 gols pró, 4 gols contra (+1)
Grécia - 3 pontos, 2 gols pró, 3 gols contra (-1)
Nigéria - 0 ponto, 1 gol pró, 3 gols contra (-2)

Última rodada: Argentina x Grécia e Nigéria x Coreia do Sul
Argentina - precisa de um empate para ser a primeira colocada. Se perder e a Grécia tirar o saldo, fica em 2ª. Se perder e a Coreia vencer e tirar o saldo, está fora.
Coreia do Sul - se vencer e a Argentina perder, pode tirar o saldo e ficar em primeiro. Se vencer e a Argentina não perder, se classifica em 2º. Se empatar e a Grécia não vencer, se classifica em 2ª. Se empatar e a Grécia vencer, está fora. Se perder por 1 gol, depende de derrota da Grécia p/ se classificar em 2ª. Se perder por 2 gols, está fora.
Grécia - se vencer, tirar o saldo da Argentina e ficar à frente da Coreia, termina em 1ª. Se vencer, mas não tirar o saldo da Argentina, precisa ficar à frente da Coreia no saldo para terminar em 2ª. Se empatar, depende de derrota da Coreia para ficar em 2ª. Se perder, está fora.
Nigéria - precisa vencer por 2 gols e torcer por derrota da Grécia para se classificar em 2º
Espanha x Honduras

domingo, 20 de junho de 2010

Brasil* só conquistou 4 títulos de forma não-invicta em sua história:


Campeonato Sul-americano de 1949

- perdeu do Paraguai por 2 a 1 na 1ª fase. Venceu o Paraguai na final (jogo desempate) por 7 a 0. A Argentina não participou


Copa América de 2004

- perdeu do Paraguai por 2 a 1 na 1ª fase. Venceu a Argentina na final, nos pênaltis, após empate por 2 a 2.


Copa das Confederações de 2005

- perdeu do México por 1 a 0 na 1ª fase. Venceu a Argentina na final por 4 a 1.


Copa América de 2007

- perdeu do México por 2 a 0. Venceu a Argentina na final por 3 a 0.


*equipe principal