terça-feira, 22 de junho de 2010

Alma de ditador

Dunga não atura quem pensa diferente dele. Quando topa com um desses por aí, sente vontade de xingar, ofender. Como o cara ousa?

Esse é o princípio ativo da ditadura - a punição a quem pensa diferente. Democracia é o oposto disso; faz valer o que pensa a maioria, mas recebe e discute as mais divergentes opiniões.

Simplesmente porque você só cresce, amadurece e se aperfeiçoa quando é exposto a novas ideias, novos pensamentos.

Ler e ouvir aqueles que pensam diferente, mesmo que seja para debater, é se manter são.

Alguns de meus melhores amigos são os que discordam de mim, muitas vezes de forma contundente. E em assuntos tão fundamentais, como religião, política e futebol. Discordar não é ofensa, ou não deveria ser.

Mas Dunga não é esse cara, e a CBF não é essa instituição. Para eles, o que vale é a patrulha ideológica; quem não pensa como a gente, não é patriota e precisa ser punido. A seleção usada como instrumento de controle das massas, de nacionalismo, a exemplo do que fazem e já fizeram as grandes ditaduras da história.

Ser patriota é, entre outras coisas, não superfaturar – um exemplo apenas. Alguns dos organizadores do Pan'07, ainda às voltas com o TCU e que podem ser vistos torcendo ferrenhamente pela seleção, camisa no peito, bandeira na mão e fazendo uso de gritos primatas a cada gol, são mais patriotas do que o sujeito que paga os impostos em dia e quer que o time de Dunga se exploda? Creo que no.

Mas se esse estilo tirano de Dunga nos frequenta faz quatro anos, por que só agora está sendo considerado insuportável? Porque só agora ele levou a cabo de forma pública e constrangedora a birra que tem com a Globo.

Faz bastante tempo que ele vem espinafrando publicamente repórters de outros veículos, mas o barulho nunca foi tão grande enquanto ele mantinha o braço de ferro com a Globo nos bastidores. Só que quem pisa publicamente no pé do gigante das comunicações vai ter que enfrentar a máquina. Mas Dunga é cabra macho. E, na cartilha de ética dele, ser cabra macho é olhar no olho de quem discorda de você e xingar muito.

De preferência, tendo um microfone às mãos enquanto o merecedor de seus impropérios não tem um.

Então, é de se esperar que ele continue a enfrentar a Globo nesse estilo sofisticado de sempre. E a gente vai ficando à margem da discussão fundamental, da pergunta crítica, do bate-papo que pode ajudar a entender e explicar.

Fico imaginando a coletiva de Dunga se o Brasil for eliminado e tenho a certeza que não chegará aos pés da que ele dará se for campeão. Essa sim, a pior de todas as entrevistas.

Quem não tinha motivo para torcer contra a seleção, esse parece ser um dos bons.

Um comentário:

  1. Oi Milly, que alívio que dá ler um comentário tão bem fundamentado sobre o assunto. Nem tudo está perdido...
    Só gostaria de comentar algo em que venho pensando: o Dunga é escroto, mas é aquilo "não tem culpa de ser assim". Além do mais, é ressentido pelas críticas da "Era Dunga" e decidiu que vai descontar a raiva acumulada em anos agora. Ele foi campeão e não acha justo. Pessoalmente, ele deve achar que faz todo sentido do mundo. Portanto, penso que o grande erro não é ele ser esse ogro ditador que ele é. O equívoco está em quem o colocou lá: a CBF. Parece lugar-comum culpar a CBF, mas não vejo como não fazê-lo. Ela, mais uma vez, peitou a maioria dos que amam o futebol brasileiro e elegeu como comandante da Seleção um cara inexperiente, que representa um futebol feio, embora vencedor, mas do qual não nos orgulhamos. E deu no que deu. De modo que a "guerra" parece ser entre Dunga X Globo, mas deveria ser CBF X torcedor, aí imprensa incluída... O que acha?

    ResponderExcluir