terça-feira, 25 de maio de 2010

Por que o Brasil não vai ganhar a Copa

Não é uma pergunta, trata-se de uma afirmação. O Brasil não vai ganhar a Copa da Africa do Sul. Se você ainda não está suficientemente ofendido com a colocação, continue a ler e entenderá por que voltaremos para casa com o rabo entre as pernas.

O Brasil não vai ganhar a Copa porque vem negando, ano após ano, sua essência, que é o futebol-arte, ou o jogo bonito, como uma das patrocinadoras da seleção decidiu chamar, e divulgar, nosso futebol pelo mundo. Tivesse a patrocinadora despejado seus milhões nas seleções de Telê Santana, não soaria tão disconectada da realidade. Mas não. Resolveu ignorar os fatos e chamar de futebol bonito a atual retranca amarela.

Mas deixemos a patrocinadora para lá. O que importa dizer é que negar nossa essência – e isso vale para tudo na vida – não faz ninguém ir muito longe. Quartas-de-final, quem sabe.

O Brasil não levantará o caneco na África do Sul porque, ao contrário do que vimos em 2002, há boas seleções na disputa – Espanha, Alemanha e Argentina, para citar três times que não trocaram o ataque pela defesa e continuam apostando no toque de bola, no futebol que inspira, faz sonhar e devanear.

O Brasil não ganha essa Copa porque tem uma seleção lotada de volantes, sem criação no meio de campo. E quem ainda acha que Kaka é armador vai, certamente, entender que ele não é quando vir o fundista perdido entre tantos marcadores, sem conseguir fazer nada que seja muito criativo, a não ser quando uma bola sobrar limpa a seus pés e houver espaço de sobra para o contra-ataque. É nessa condição que Kaká brilha, desde que não tope com um Gattuso pelo caminho.

O Brasil volta para casa mais cedo porque trocou liberdade por segurança e, no futebol, isso também se chama covardia.

O Brasil não vai ser hexa porque se recusou a deixar que Ganso, Neymar e Gaúcho pudessem entrar em campo e emprestar ao time um pouco de criatividade, fazendo a bola girar de forma a arrepiar, com lágrimas nos olhos, na certeza de que o futebol pode ser arte e, como tal, nos conduzir para lugares mais altos e sensações mais raras.

O Brasil não vai ganhar esse troço porque achou que bastaria trocar o estrelismo esnobe de 2006 pelo nacionalismo tacanho de 2010, e que pular de um extremo do espectro para o outro seria suficiente para voltar a jogar bola.

O Brasil não volta para casa com o hexacampeonato porque está, devagar mas sempre, acabando com o temor que o resto do mundo sentia pela camisa amarela. Temor que era fruto do futebol corajoso e de toque que jogávamos, temor que vinha dos dribles desconcertantes de nossos craques, das triangulações envolventes, da alegria com que entrávamos em campo. O que vale hoje não é o chapéu que Ronaldinho aplicou em Dunga um dia, mas sim dar um carrinho na lateral do campo e sair esmurrando o próprio peito, como um Hulk hepático e exageradamente raçudo, capaz de xingar a torcida depois de marcar um gol.

E, finalmente, o Brasil não leva mais essa porque convocou uma seleção de evangélicos e, vamos combinar, se Deus existir o cara vai, naturalmente, dar uma forcinha para o futebol-arte que alguns outros estão praticando.

8 comentários:

  1. aposto 10 álbuns completos da copa união de 87 que o brasil vai ganhar. sendo que, na primeira fase, são 9 pontos com um pé nas costas.

    ResponderExcluir
  2. O texto é simplesmente Fantástico.. mas ainda acho que vamos ser HEXA!! Mas entendo tudo que vc disse.. mas não creio que vamos perder.. apesar que Costa do Marfim e Portugal vão dar um trabalho na primeira fase absurdo.

    ResponderExcluir
  3. O meio-campo em 94 foi Mauro Silva, Dunga, Zinho e Mazinho. Nada a ver com nossa essência né? Mas ganhou...

    ResponderExcluir
  4. Milly, respeito sua opinião. Mas tem aquele negócio: Futebol é imprevisível.

    O Brasil foi Campeão da Copa América e da Copa das Confederações com estes jogadores. E uma dessas competições sem Kaká.

    Outra coisa: Pra que convocar Ronaldinho? O próprio Zagallo falou que ele não merece estar na Seleção. O único jogo em que o Gaúcho foi bem foi contra a Inglaterra, em 2002, que ele ainda fez aquele gol sem querer. Nunca mais jogou bem. Ele é jogador de clube, não de seleção. Seleção pesa pra ele.

    ResponderExcluir
  5. A Milly é foda, dá a cara pra bater. É aquela história, "You have enemies? Good. That means you've stood up for something, sometime in your life" (Winston Churchill).

    Eu acho que a defesa sólida do Brasil pode prevalecer e Dunga pode sair campeão. E torço para isso, lado nacionalista falando, apesar de ter torcido para o Barça contra a Inter. Na Copa, Barcelona é Argentina e Internazionale é Brasil. Uma vitória da Argentina doeria muito, mas seria melhor para o futebol, remendaria o buraco que 2006 deixou.

    ResponderExcluir
  6. Bela bosta prima.
    Vou torcer pela selecão. Se você nao vai, otimo.
    Um "pensamento" racional, frio e racista para uma competição que a emoção, pode sobrepor qualquer coisa.
    Sempre tem uma mané que abre a boca antes da copa e dá uma borrifada de vidente revoltado pois queria que a seleção escalada fosse a dele.
    E bela bosta se a selação não ganhar. No outro dia eu trabalho e o enterro continua.
    Nao sou evangelico, nao estou aqui para defende-los. Mas merecem respeito sim. Quanto a Deus, coitado de você meu amigo.
    Cara chato

    ResponderExcluir
  7. Talvez o Brasil ganhe a Copa com essa defesa. Mas eu vou ser mais nacionalista se torcer para que isso não aconteça. Por quê? Porque não foi esse futebol que me fez ter orgulho de ser brasileiro. E eu sei que o futebol do Brasil pode mais.

    Ganhar a qualquer custo não é digno, digno é ganhar com o melhor que você tem, dando o melhor que você pode. Eu espero que essa Copa acrescente aprendizado, como em 2006. Mas em 2014 eu quero uma Seleção Brasileira realmente brasileira, e campeã.

    ResponderExcluir
  8. Milly Lacombe, vc acha q só por que os caras são evangélicos não vão jogar bem? Não vão fazer uma falta se precisarem? Ah, faça-me o favor!
    Já bastou aquela mancada com o Rogério Ceni. Religião não tem nada a ver com o esporte. Não viaje. Limite-se a analisar o grupo, a qualidade desse time, que concordamos q é fraca. Mas se é isso q temos, então vamos torcer.
    E concordo com o @anônimo q disse: "Nao sou evangelico, nao estou aqui para defende-los. Mas merecem respeito sim." E eu completo: assim como qualquer religião e crença!
    Acho q foi por essas e outras q vc sumiu da mídia.
    Obrigado!

    ResponderExcluir