sábado, 3 de julho de 2010

Como os 23 de Dunga saem da Copa de 2010?

Goleiros

Júlio César
Não fez uma Copa espetacular como Marcos-2002, nem mesmo chegou ao nível de Dida-2006, mas somente porque não foi tão exigido quanto os anteriores. É um dos melhores goleiros do mundo e, mesmo tendo falhado no pior momento possível, deve continuar até surgir um substituto à altura.
Moral: segue na mesma
Idade em 2014: 34 anos

Gomes e Doni
Não jogaram a Copa e nem devem voltar à Seleção Brasileira.
Morais: seguem na mesma
Idades em 2014: 33 e 34 anos, respectivamente

Laterais-direitos

Maicon
Fez uma grande Copa do Mundo e figura entre os melhores de sua posição. Defende bem, ataca bem e sabe até cruzar - uma evolução para quem aguentou Cafu por tanto tempo.
Moral: sai melhor do que chegou
Idade em 2014: 32 anos

Daniel Alves
Antes da Copa, costumava substituir Maicon durante os jogos. Com a contusão de Elano, jogou de meia, e não decepcionou. Não está à altura de Maicon, mas sua versatilidade o torna um nome essencial para se ter no grupo.
Moral: sai melhor do que chegou
Idade em 2014: 31 anos

Laterais-esquerdos

Michel Bastos
Uma jogadinha ofensiva contra o Chile, e só. Acostumado a jogar na ponta-direita, foi improvisado na lateral esquerda e não foi bem na defesa nem no apoio. Não deve voltar à Seleção tão cedo.
Moral: já não tinha nenhum, segue igual
Idade em 2014: 30 anos

Gilberto
Outro improvisado na lateral, já que vinha atuando de meia no Cruzeiro. Jogou 33 minutos na Copa, seria injusto avaliá-lo.
Moral: talvez tenha piorado um pouco, fruto de sua curta e inútil participação contra a Holanda
Idade em 2014: 38 anos

Obs.: Em uma posição tão carente, a não-convocação de Marcelo parece ter sido um dos maiores equívocos de Dunga

Zagueiros

Lúcio
O grande nome do Brasil na Copa consolidou seu status de maior zagueiro da história da Seleção. Impecável na defesa, suas subidas ao ataque pareciam querer mostrar a Kaká como se fazia. Talvez não tenha mais o vigor ideal na próxima Copa, mas, com a nova geração de zagueiros, esta não deve ser uma posição de carência.
Moral: ficou ainda maior
Idade em 2014: 36 anos

Juan
Outro que fez uma grande Copa. Sua partida contra o Chile foi a melhor performance de um jogador do Brasil na competição. Serve a ele também a observação feita a Lúcio quanto à idade.
Moral: aumentou consideravelmente
Idade em 2014: 35 anos

Thiago Silva e Luisão
Não jogaram a Copa. Thiago Silva é a maior aposta da zaga brasileira para 2014, mas há nomes melhores que Luisão.
Morais: seguem na mesma
Idades em 2014: 29 e 33 anos, respectivamente

Volantes

Felipe Melo
Sua instabilidade emocional era previsível, e acabou por rotulá-lo como o grande vilão do fracasso brasileiro. Tecnicamente, basta dizer que sua ausência nas oitavas-de-final (e a presença de Ramires) fez até Gilberto Silva jogar melhor. Felipe Melo é outro que não deve mais vestir a camisa da Seleção.
Moral: se tinha adquirido algum, perdeu totalmente. Virou símbolo da Era Dunga - parte II
Idade em 2014: 31 anos

Gilberto Silva
Uma múmia, há anos fazendo hora-extra na Seleção. A lealdade de Dunga para com ele era inexplicável. Nunca foi imprescindível na defesa nem no apoio. Também não deve voltar a vestir a verde-e-amarela.
Moral: piorou
Idade em 2014: 37 anos

Josué
Jogou o segundo tempo contra Portugal, mas pouco fez. Não passa por boa fase desde que saiu do São Paulo, e sua presença na Seleção de Dunga sempre foi outro mistério.
Moral: segue nulo
Idade em 2014: 34/35 anos

Ramires
Boa aposta de Dunga. Quando entrou, melhorou o toque de bola e tornou o meio-de-campo brasileiro mais ofensivo. Sua atuação desde o início contra o Chile melhorou até o futebol de Gilberto Silva. Pena que, suspenso, não enfrentou a Holanda. Deve seguir na Seleção.
Moral: elevado. Foi bem.
Idade em 2014: 27 anos

Obs.: A se pensar a diferença que a presença de Elias ou Hernanes poderia ter feito...

Meias

Elano
Questionado antes da Copa, fez 2 bons jogos (e gols) e se contundiu. Sua ausência, então, passou a ser a maior preocupação brasileira. E mudou a estratégia de Dunga, que por 4 anos organizou seu meio-de-campo em torno dele. Suas boas atuações podem tê-lo incluído nos planos do próximo treinador.
Moral: aumentou muito
Idade em 2014: 33 anos

Kaká
Das 3 maiores apostas a craque da Copa, Kaká foi melhor que Cristiano Ronaldo e pior que Messi - que não foi tão bem assim, que fique claro. Apesar das 3 assistências, Kaká só jogou bem no primeiro tempo contra a Holanda. Muito se disse que ele jogou no sacrifício, mas a falta de transparência imposta por Dunga não nos deixa saber a gravidade de suas contusões. A certeza é que suas arrancadas características quase não foram vistas na Copa, e a ausência de um substituto - ponta-de-lança, como ele, ou mesmo um armador (GANSO!!) , tornou o Brasil totalmente dependente de sua condição de jogo. Certamente seguirá na Seleção.
Moral: consideravelmente reduzido. Já não é mais "o cara" que pode decidir qualquer partida
Idade em 2014: 32 anos

Júlio Baptista
Com a ausência de Kaká, começou jogando contra Portugal, mas nunca foi uma boa alternativa contra esquemas retrancados. Poderia ter sido uma solução no final da derrota para a Holanda, mas a má atuação contra os portugueses tirou a confiança que Dunga depositava nele. Se o caminho da Seleção sofrer uma mudança para um futebol criativo, deve ser descartado.
Moral: reduzido, pelo mau jogo contra Portugal
Idade em 2014: 32 anos

Kléberson
Sem comentários.
Moral: ainda menor, mesmo sem culpa. Foi O cara que barrou Ganso.
Idade em 2014: 35 anos

Atacantes

Luís Fabiano
Fez belos gols, mas teve dificuldade com marcações individuais (Portugal e Holanda). Não perdeu a cabeça, o que já é um mérito. E não é um Romário, mas é um dos melhores centroavantes brasileiros hoje. Deve seguir na Seleção.
Moral: segue na mesma
Idade em 2014: 33 anos

Robinho
Ouviu de muita gente que esta seria a Copa dele. Acabou acreditando. Em muitos momentos, pecou por querer decidir sozinho. Sem os meninos da Vila para fazer o trabalho "sujo", não rendeu o que vinha rendendo no Santos. Segue na Seleção, mas terá de brigar pela titularidade, que era certa com Dunga.
Moral: bem reduzido. Ficará marcado pelas constantes olhadas para o telão.
Idade em 2014: 30 anos

Nilmar
Até que não foi tão mal nos 90 minutos contra Portugal, mas passou despercebido nos poucos minutos contra Coreia do Norte, Chile e Holanda. Pareceu evitar divididas, o que pode ser justificado pelo imenso histórico de contusões. Difícil prever seu futuro na Seleção.
Moral: segue na mesma
Idade em 2014: 29/30 anos

Grafite
Era a sua grande chance. Vinha em melhor fase que Adriano, havia conquistado a vaga na Copa - e vetado Neymar - após apenas 23 minutos com Dunga e - vai saber? - poderia ter correspondido. Acabou jogando 5 minutos contra Portugal. E foi o fim de sua vida na Seleção.
Moral: segue nulo
Idade em 2014: 35 anos

2 comentários:

  1. Muito boa análise, apesar de discordar de alguns pontos. Daniel Alves foi mal - esperavam (eu não) muito mais dele. Luis Fabiano, apesar do golaço, não me convence. Pra quem vinha da dinastia Careca, Romário e Ronaldo, é muito pouco. Periga ser o pior centroavante titular do Brasil em todas as Copas - Chulapa era gênio perto dele.
    Acho que ainda tem uma caixa preta para abrir: as reais condições físicas de Kaká (que penou por jogar sozinho) e Julio Cesar. Robinho não creio que se mantenha em bom nível até 2014: faltou tutano em 2006, em 2010 pecou pelo destempero. Maicon, Elano e Ramires são os que realmente mostraram futuro na seleça.

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Pedro!

    Será que esperavam mais do Daniel Alves? E ele jogou fora de posição...

    Eu gosto do Luís Fabiano. Acho que, pela pouquíssima quantidade de bolas que chegavam nele, fez o que dava para fazer (deu 11 chutes a gol, 4 na direção do gol, fez 3). Careca, por exemplo, perdeu incontáveis chances em 1990.

    ResponderExcluir