sábado, 10 de julho de 2010

Com atraso, sobre a crítica de Maradona ao golaço de Luís Fabiano

Maradona fez o segundo gol mais bonito das Copas (depois, claro, do gol de Carlos Alberto) em 1986, 2 anos depois de chegar ao Napoli. E já disse que fez uso de cocaína por anos no clube italiano, sem nunca ser pego no antidoping (usava a urina de outro, tinha cobertura da Máfia). Ou seja, tudo leva a crer que o argentino cheirava durante a Copa de 1986.

Os gols de Maradona contra a Inglaterra – e no resto da Copa – foram sob efeito de cocaína.

PORRA, MARADONA, QUEM É VOCÊ PARA FALAR DO GOL DO LUÍS FABIANO?

(e desculpem o atraso)

6 comentários:

  1. Parabéns para você, grande entendedora de fisiologia esportiva, que pensa que cocaína ajuda no desempenho esportivo.

    Texto totalmente embasado, responsável e imparcial!

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Ei, não foi a Milly que escreveu isso, fui eu. A Milly adora o Maradona.

    Ah,
    "Although cocaine isn't typically thought of as a performance-enhancing drug, the energy boost and self-confidence it creates can aid in short-term athletic activity."

    http://www.pharmacytechs.net/blog/top-10-performance-enhancing-drugs

    abraços,

    ResponderExcluir
  3. Cara, sinceramente, criar um discurso desse embasado somente nesse artigo aí (que nem científico é), é um ato um tanto irresponsável.

    E a carreira (esportiva) de Maradona não foi tão curta.

    Acho que devemos ter mais cuidado ao abordar o tema drogas x esporte.

    Uma droga como a cocaína não ajuda ninguém a nada.
    Talvez crie uma ilusão de que ajude, mas no final das contas, o déficit é gigantesco.

    ResponderExcluir
  4. Mau, não sei se você viu especificamente essa coletiva do Maradona. Ele não ironizou, nem diminuiu o gol do Luís Fabiano. Simplesmente disse que não foi "mano de Dios" porque o gol foi com o braço. Na pior das hipóteses ele fez apenas uma piada sem graça. A imprensa, principalmente no Brasil, motivada pela rivalidade, procurava sistematicamente e sem muita lealdade provocações ou polêmicas nas declarações do Maradona. Teve até o lado da exaltação também, já que o que interessava era fazer a notícia. Em alguns casos a notícia existia, em outros, era induzida. Até mesmo coisas mais inofensivas como o tirar a roupa no obelisco (me pongo en bolas en el obeslico) foi tratado como uma promessa ao Padinho Padi Ciçu, quando, na verdade, foi apenas uma força de expressão pra mostrar como ficaria feliz se ganhasse a copa.

    O telefone sem fio era esse: traduzia-se um trecho do discurso oral do Maradona para o português, em discurso escrito, colocado em um novo contexto e com outro peso. Isso foi sistemático.

    Sobre a cocaína, acredito que ela tenha mais prejudicado o desempenho do Maradona do que melhorado. Ele não usava cocaína como doping e sim como droga, era um vício, era patológico. E não é o tipo de droga que atletas interessados apenas em melhorar momentaneamente o desempenho esportivo usem.

    No mais, sei que o Maradona é polêmico, provocativo e que não é santo. E ainda bem que não é! Mas a César o que é de César e a D10s o que é de D10s...

    ResponderExcluir
  5. Ah, só mais um detalhe: a crítica, na verdade, não foi ao Luís Fabiano, mas ao juiz. E a reação dele foi realmente muito suspeita. Perguntar ao Luís Fabiano se ele usou a mão? E depois sair rindo? O jogador até pode tentar enganar o juiz, mas o juiz não pode enganar deliberadamente ninguém.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Fala Alejandro,

    Eu vi a coletiva do Maradona, achei que ele deu uma desprezadinha no gol do Luís Fabiano, sim. Do tipo "minha mano de Diós é melhor que a sua". Mas beleza, isso é ponto de vista.

    Quanto ao pó, pode ter melhorado ou piorado o desempenho físico do argentino, mas eu acho que dava confiança a ele. O cara dava uns teco no intervalo, voltava se achando God himself.

    Tudo suposição, claro. Mas o post era para ser provocativo mesmo, não me conformo que ninguém fala do fato de ele ter admitido que jogou anos e anos cheirado e (quase) nunca foi pego no doping, e ninguém pensa "pô, de repente esse esquema de antidoping tá meio furado".

    E ele diz que cheirava e que isso o prejudicava. Tadinho. Mas quando foi pego em 1994, era efedrina. Acho que ele usava mais do que apenas cocaína, mas nunca saberemos.

    ResponderExcluir